Perguntas frequentes sobre o Concurso Público do Quadro Geral 2012

Secad

INSCRIÇÕES

Ao fazer inscrição para outro curso, no mesmo nível, como vou saber qual inscrição estará valendo, a primeira ou a última?

Será validada a inscrição mais recente. Por exemplo, se você se inscreveu, no certame anterior, para Assistente Administrativo – nível médio e agora fizer nova inscrição para Fiscal de Trânsito – nível médio valerá a última inscrição.

Minha inscrição no concurso anulado era para cargo de nível médio, mas agora estou formado em um curso superior. Posso alterar minha inscrição?

Não. Sua inscrição é válida para o cargo definido na inscrição anterior. Mas, como as provas de nível médio ocorrerão em dias diferentes das provas de níveis superior e fundamental, você pode fazer outra inscrição para cargo de nível superior e concorrer às duas vagas. O mesmo ocorre com candidatos de nível fundamental do concurso anterior que agora queiram se inscrever para cargo de nível médio.

Posso fazer inscrição para mais de um cargo?

Sim. O candidato poderá efetuar inscrição para mais de um cargo/perfil/município no concurso público, desde que a data de realização da prova seja em dias diferentes.

As inscrições poderão ser feitas pelos correios?

Não. As inscrições para o concurso público do Quadro Geral de servidores do Estado do Tocantins serão realizadas “exclusivamente” via internet no período das 8 horas da manhã do dia 15/05/2012 às 23h59 do dia 04/06/2012.

Como faço para pagar a minha inscrição?

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado em toda rede bancária até a data do seu vencimento, que é dia 5 de junho de 2012.

Não paguei minha inscrição, no concurso anulado. Posso reimprimir o boleto para efetuar o pagamento?

Não. É preciso efetuar uma nova inscrição no endereço eletrônico www.aocp.com.br.

Fiz a inscrição, imprimi o boleto, mas não tive tempo de pagar. Posso reimprimir o boleto de pagamento?

Sim. Basta imprimir a segunda via do boleto bancário e realizar o pagamento até o dia 5 de junho de 2012. Atenção: as inscrições realizadas com pagamento após esta data não serão acatadas.

Fiz inscrição no concurso anterior, mas não fiz as provas, posso participar desse novo concurso com a mesma inscrição?

Verifique se seu nome está no Edital nº 2 ou no Edital nº 5 do Diário Oficial nº 3.621, de 4 de maio. Estando seu nome em uma destas  listas, sua inscrição está confirmada.

Eu não pedi ressarcimento da taxa do concurso anterior, como fica minha situação?

Os candidatos que não solicitaram a restituição do valor pago referente à inscrição do concurso público anulado pela Portaria/Secad nº 167 de 17/02/ 2011, estão automaticamente inscritos para o mesmo cargo/perfil/município a que se inscreveram anteriormente. Verifique se seu nome está no Edital nº 2 ou no Edital nº 3 do Diário Oficial nº 3.621, de 4 de maio.

Como posso confirmar a validade da inscrição para este concurso, sendo inscrito do concurso anterior?

No Diário Oficial nº 3.621, de sexta-feira, 4 de maio, foi publicado o Edital nº 2, que traz os nomes de todos os candidatos que não pediram a restituição da taxa de inscrição e estão automaticamente inscritos neste certame. A partir de 5 de junho, você pode entrar no site da AOCP (www.aocp.com.br) e imprimir o comprovante.

Posso fazer o concurso para um cargo diferente daquele para o qual me inscrevi no concurso anterior?

Com esta inscrição validada no Edital nº 2 você só pode fazer a prova relativa ao cargo escolhido no concurso passado. Este é seu direito assegurado. Agora, se quiser se inscrever para outro cargo, terá que fazer nova inscrição e pagar nova taxa.

Fiz inscrição para uma cidade, no concurso anterior, mas agora estou morando em outra cidade. Posso pedir alteração?

Não. Quando você deixou de pedir o reembolso da taxa de inscrição deixou claro que pretendia seguir no mesmo cargo e no mesmo município. Se agora você quiser prestar o concurso para outro município terá que fazer nova inscrição.

Assim como neste concurso, no certame passado foi previsto que as provas seriam aplicadas em oito cidades, depois foram aplicadas em dez cidades. Pode ocorrer nova mudança? Como fica minha situação, que fiz inscrição para uma cidade e fiz prova em outra, que não está prevista neste concurso?

Neste primeiro momento, os candidatos retornam a suas cidades de origem,  independente de onde tenham feito a prova que foi anulada. Caso a AOCP observe a necessidade de aplicar provas em outras cidades além das previstas – o que depende do número final de inscrições -, a nova distribuição será amplamente divulgada.

Pedi reembolso da taxa de inscrição, mas não recebi. E agora?

Sua inscrição no certame anterior continua valendo para o novo concurso. Se o reembolso não ocorreu, foi devido a falha de informação (CPF ou número de conta bancária com erros de digitação, por exemplo). De qualquer forma, seu direito a participar do novo concurso está garantido. Verifique o Edital nº 3 do Diário Oficial nº 3.62, de 4 de maio.

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Sou portador de necessidades especiais posso concorrer às vagas do concurso?

Sim. De acordo com o artigo 7°, da lei 1.818/07 serão reservadas 5% das vagas de cada cargo elencado na tabela 2.1 do Edital 001/Quadro-Geral 2012.

Como faço para concorrer como portador de necessidades especiais?

No formulário de inscrição você deverá declarar que pretende participar do concurso como portador de necessidade especial e preencher o tipo de deficiência.

É necessário laudo médico para comprovar a deficiência?

Sim. Você deve enviar o laudo médico, original ou cópia autenticada por SEDEX com AR (Aviso de Recebimento) até o dia 05 de junho de 2012 em envelope fechado endereçado à AOCP Concursos Públicos, informado no Edital.

Posso aproveitar o laudo médico utilizado no último concurso?

Não. De acordo com o Edital 001 Concurso do Quadro-Geral 2012 só serão considerados os laudos médicos emitidos nos últimos 12 meses anteriores à data da realização da inscrição do novo certame.

No concurso anterior fiz inscrição como deficiente, mas não enviei laudo médico, ainda posso fazer como deficiente?

Sim, mas seguindo todas as orientações do Edital do concurso, especialmente nas deficiências previstas e no envio do laudo médico.

Quando fiz minha inscrição no concurso anterior não tinha deficiência física. Hoje estou com deficiência comprovada. Posso utilizar a inscrição anterior e só enviar o laudo médico?

Não, a inscrição anterior garante realização das provas nas condições em que se encontrava no concurso anulado. Por isso, será necessário fazer nova inscrição.
No formulário de inscrição você deverá declarar que pretende participar do concurso como portador de necessidade especial e preencher o tipo de deficiência.

NECESSIDADES ESPECIAIS

Posso levar meu filho para amamentar durante o horário da prova?

A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova objetiva poderá solicitar este atendimento indicando claramente no formulário de solicitação de inscrição via internet a opção lactante, e deverá enviar certidão de nascimento do lactente, cópia simples, via SEDEX com AR (Aviso de Recebimento) até o dia 05 de junho de 2012 em envelope fechado endereçado à AOCP Concursos Públicos.

PROVAS E CARGOS

Moro em uma cidade, mas o cargo que pretendo disputar não existe nela. Há algum problema se me inscrever para outra cidade?

Não. Mas lembre-se que depois não poderá pedir para mudar a lotação para sua cidade de origem.

Na inscrição relacionada ao concurso anterior, meu cargo vinha com código diferente do que foi publicado no novo edital. Isso pode me prejudicar?

De maneira alguma. Atenha-se ao cargo, pois, quando você imprimir o novo comprovante de inscrição será confirmado o código correto.

O edital do concurso diz que, para minha área (historiador, por exemplo), preciso ter curso superior e registro profissional, mas minha profissão não é regulamentada, e por isso não tenho registro. Terei algum problema com isso?

Não. O Estado não deixará de dar posse de candidatos nomeados, desde que o sindicato representante de sua categoria confirme que não há registro. Neste caso, bastará o diploma e demais documentos exigidos no ato da posse.

Vou concorrer ao cargo de operador de máquinas. Quando e como será a prova prática?

Para fazer a prova prática, o candidato antes precisa ser considerado aprovado na prova objetiva. Se houver empate na última colocação na prova objetiva, todos os candidatos empatados serão convocados para a prova prática. A Convocação para a prova prática será feita por meio de edital, que trará a lista dos candidatos, datas, locais e horários. Não se esqueça: a prova prática será aplicada somente em três cidades, Porto Nacional, Araguaína e Gurupi. As manobras a serem avaliadas estão descritas no Edital do concurso.

Quais os critérios de desempate na classificação dos candidatos?

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente do total de pontos. Se houver empate, pela ordem, os critérios beneficiam:

  • Quem tiver mais de 60 anos;
  • Quem tiver a maior nota em Conhecimentos Específicos, quando houver;
  • Quem tiver a maior nota em Língua Portuguesa;
  • Quem tiver a maior nota em Raciocínio Lógico Matemático, quando houver; quem tiver a maior nota em Conhecimentos Gerais;
  • Quem tiver a maior nota em Noções de Informática, quando houver;
  • Quem tiver maior idade.

ELIMINAÇÃO E RECURSOS

O que devo evitar para não ser eliminado?

Deixar de comparecer na sala/local de provas no horário determinado para o seu início; se comunicar com outro candidato; utilizar material não autorizado;  levar aparelho eletrônico, inclusive celular, para a sala da prova. Mais detalhes no Edital nº 1, do Diário Oficial nº 3.62, de 4 de maio.

Como vou saber se passei no concurso?

O resultado final do Concurso, após decididos todos os recursos interpostos, será publicado no Diário Oficial do Estado e no endereço eletrônico www.aocp.com.br. Serão duas listas: uma contendo a classificação de todos os candidatos, inclusive a dos candidatos portadores de necessidades especiais, e outra somente com a classificação dos candidatos portadores de necessidades especiais.

Fui eliminado. Posso obter o resultado do meu desempenho?

Sim. Os candidatos eliminados poderão consultar o desempenho atingido na Prova Objetiva em link próprio disponível no endereço www.aocp.com.br.

Não concordo com o resultado do concurso. Posso questionar?

Sim, o recurso é garantido por lei. O candidato terá dois dias úteis para interpor recurso junto à AOCP, via internet. Não serão aceitos recursos via fax, via correio eletrônico ou fora do prazo. Não serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito definitivo ou contra o resultado final nas demais fases. Os resultados serão publicados no site da AOCP, por isso, os candidatos devem acompanhar com atenção os prazos e decisões.
 

  • Mais informações no Edital do concurso, disponível no endereço eletrônico da AOCP (www.aocp.com.br) e no Diário Oficial nº 3.621 (diariooficial.to.gov.br).